
Bem vindo à Herdade das Parchanas! Aqui, pode ver e conhecer um bocadinho sobre a nossa Herdade, que proporciona experiências absolutamente memoráveis, para crianças entre os 6 e os 17 anos de idade e adultos (em regime de Teambuilding).
Os dias e as semanas aqui passadas são repletos de alegria, aventuras, novas amizades e muitas memórias inesquecíveis!
As Parchanas e Como Tudo Começou…
Foi em 1989 que demos os primeiros passos para nos tornarmos o que somos hoje, uma segunda casa para tantos jovens.
Inicialmente, o funcionamento do Centro de Estudos Ambientais de Alcácer do Sal era baseado na aprendizagem sobre a natureza e o ambiente. No nosso primeiro ano, realizavam-se apenas visitas de estudo para escolas, com o objetivo de os alunos aprenderem sobre a Nidificação das Cegonhas, através da observação direta destes animais no seu habitat natural, de vídeos explicativos e de aulas.
No ano seguinte introduzimos outras temáticas, também relacionadas com a natureza e o ambiente, de forma a proporcionarmos momentos divertidos para os alunos adquirirem e consolidarem diversos conhecimentos.
Destes temas faziam parte atividades como: a Apanha da Azeitona e o processo de fazer Azeite, a elaboração de herbários, de canas de pesca e de perfumes através de plantas, a observação de sereves vivos e animais existentes no espaço, bem como o contacto e a alimentação dos nossos animais.
Nos anos seguintes demos início a outros programas com outras temáticas e atividades, sempre de uma forma cativante e divertida, o que nos permitiu inaugurar as tão esperadas Viagens de Finalista para as escolas. À medida que os anos passaram, fomos crescendo e foi possível iniciarmos o programa das Colónias de Férias.
Mais Sobre A Nossa Herdade
Localizada nas margens do Rio Sado e inserida na Reserva Natural do Estuário do Sado, numa zona típica de ecossistema ribeirinho não poluído, a Herdade explora, de uma forma racional, atividades agrícolas e florestais.
À sua volta, existem cerca de 50 hectares de regadio nos quais se cultiva o arroz.
A vegetação, que constitui a inigualável paisagem alentejana, é composta por montados de sobro, olivais, campos cultivados, matos, estevais e zonas ripícolas, um habitat tipicamente mediterrânico, que faculta distintos ecossistemas que servem de “casa” para diversas espécies de animais, destacando-se as cegonhas, a pega-azul, garças reais, os javalis e as lontras.
A Herdade dispõe de cinco Camaratas, um Refeitório, um Salão de Jogos, Sala para Projeção de Filmes e Apresentações, Casas de Banho (com duches), Sala para Projeção de Filmes e Apresentações, Piscina, Picadeiro, Cavalariça, Parque de Animais, Horta, Laboratório, Campos de Jogos (Bootcamp, Paintball, Tiro com Arco, Voleibol de Praia, Beach Tenis e Tag Rugby), Torre de Escalada, Carpintaria, Oficina.
Regulamento
Generalidades e Regras
O CEAAS tem como principal atividade as colónias de férias, que decorrem no Natal, na Páscoa e no Verão.
As colónias de férias são constituídas por vários campos, cada um com a duração de uma semana. Iniciam-se no domingo, pelas 17h00 e terminam no sábado seguinte, pelas 12h00.
Um participante pode inscrever-se em mais do que um campo.
A idade dos participantes situa-se entre os 6 e os 17 anos.
Em cada campo de férias existirá, pelo menos, o coordenador, 1 monitor por cada 6 participantes (nos casos em que a idade seja inferior a 10 anos) e 1 monitor por cada 10 participantes em que a idade esteja compreendida entre os 10 e os 17 anos.
Durante a noite dormirá, pelo menos, 1 monitor por camarata, seguindo o princípio de ser uma monitora na camarata das raparigas e um monitor na camarata dos rapazes. Os restantes monitores pernoitam na casa dos monitores.
O transporte das crianças e jovens até à herdade e de regresso a casa é da responsabilidade dos pais ou Encarregados de Educação.
O número mínimo de participantes por semana e campo de férias será de 20, sendo a lotação máxima de 110 participantes.
Ainda no âmbito do projeto pedagógico e de animação, o CEAAS organiza atividades de âmbito cultural, desportivo ou meramente lúdico, de um ou mais dias, com Escolas, Colégios, Associações, Instituições, Empresas e particulares.
Todas as atividades são acompanhadas por monitores especializados na área de desenvolvimento dessa atividade.
Quando as atividades são com escolas, de um dia ou em acampamento de dois ou mais dias, a responsabilidade de vigilância é repartida entre os Professores e o pessoal técnico das Parchanas, sendo a execução das atividades da total responsabilidade destes últimos.
Nas colónias de férias e nas atividades com empresas ou com particulares, toda a responsabilidade cabe ao pessoal técnico das Parchanas.
Os objetos de valor (telemóveis, dinheiro ou outros), devem ficar guardados. A Direção não se responsabiliza por objetos de valor extraviados.
O período definido para receber ou fazer telefonemas é na hora de almoço, entre as 13:00h e as 14:00h.
É expressamente proibido levar para o campo bebidas alcoólicas, e estupefacientes.
Apenas são autorizados medicamentos receitados pelo médico. Estes devem ser entregues ao coordenador no ato da receção do participante, com a caixa original, onde deve constar para além da identificação, o horário das tomas.
Durante a estadia dos participantes não serão autorizadas visitas, exceto em casos devidamente justificados.
Os participantes que frequentam mais do que um campo podem ser visitados e/ou levados a sair com os Pais ou Encarregados de Educação, durante o fim-de-semana. Esta saída pode ter a duração de uma refeição, de um dia ou de todo o fim-de-semana. Neste caso, o CEAAS deve ser avisado no ato da receção do participante.
Inscrições, Pagamentos e Desistências
A inscrição é formalizada através do preenchimento da respetiva ficha.
O pagamento pode ser efetuado na totalidade no ato da inscrição ou 50% na inscrição e os restantes 50% no dia de início do campo de férias.
O pagamento pode ser efetuado em dinheiro, cheque ou por transferência bancária.
As desistências comunicadas até 2 semanas antes do início do campo de férias para o qual está inscrito dão direito ao reembolso da totalidade do valor já pago. Após este período, não se efetuam devoluções.
As sinalizações efetuadas por escolas, após confirmação da marcação, não dão direito a devolução.
Âmbito
Este regulamento aplica-se a todos os intervenientes nas atividades organizadas pelo CEAAS, ou seja:
Entidade organizadora (Direção), Coordenador, Monitores, Professores, Pais, Encarregados de Educação e Participantes.
Organização
Direção
Da Direção dependem diretamente os serviços administrativos e financeiros.
Compete ainda à Direção providenciar todo o apoio administrativo/logístico e de manutenção, necessário ao bom funcionamento do CEAAS.
Implementar e manter atualizados os contratos com as empresas responsáveis pelo HACCP e pela Higiene e Segurança no Trabalho, de acordo com a legislação em vigor.
Coordenador
O Coordenador é responsável pelo funcionamento do campo de férias, cabendo-lhe a superintendência técnica, pedagógica e administrativa das atividades do campo.
Monitores
Compete aos monitores acompanhar os participantes durante a execução das atividades do campo, de acordo com o previsto no cronograma de atividades e segundo as diretivas do Coordenador.
Alimentação
Ao pessoal da alimentação compete elaborar a lista de géneros a adquirir, recebe-los, conferi-los, confecioná-los e distribuí-los, da forma mais adequada e segundo o plano de ementas. Compete-lhes ainda manter uma rigorosa higiene e rigor em todo o espaço destinado ao armazenamento e confeção dos alimentos.
Serviços Gerais
Compete a limpeza e manutenção do espaço que lhes está distribuído.
Direitos e Deveres
Direção | Entidade Organizadora
Direitos
Como principal interlocutora com o Pais e Encarregados de Educação dos participantes, reserva-se ao direito de aceitar ou recusar inscrições.
Cancelar, por motivos de força maior, um ou mais campos de férias.
Excluir o participante que, pelo seu comportamento e atitudes, ponha em causa o bom funcionamento do campo, a segurança e/ou a integridade física ou psíquica de algum dos intervenientes do campo.
Ser devida e lealmente assessorada pelo Coordenador, monitores e restante pessoal de apoio.
Deveres
Cumprir com a legislação em vigor.
Possuir e facultar, dentro da legislação em vigor, o livro de reclamações.
Assegurar que o campo de férias cumpra todos os requisitos da legislação em vigor, assim como o cabal cumprimento deste regulamento.
Garantir, no que respeita às instalações, o cumprimento das normas de higiene e segurança.
Garantir os meios necessários ao bom funcionamento do campo.
Facultar ao Coordenador os dados e os meios necessários à organização do campo.
Ser leal e correto no relacionamento com todos os intervenientes no campo de férias ou nas atividades.
Facultar o acesso das instalações às Entidades que superintendem nas diversas áreas IPJ e ASAE bem como a respetiva documentação.
Coordenador
Direitos
Ter acesso a todos os dados e informação relevante para o desempenho das suas funções.
Ter todo o apoio, da parte da Direção, em condições e material, de modo a garantir a correta montagem, execução e segurança das atividades.
Alojamento e alimentação, por inteiro, nos dias em que se encontra ao serviço na Herdade.
DeveresCumprir com a legislação em vigor, com as diretivas da Direção e com o presente regulamento.
Elaborar, mandar executar e controlar o cronograma das atividades de campo, de acordo com o projeto pedagógico e de animação.
Coordenar a ação do corpo técnico.
Elaborar e coordenar os planos de curso para os novos monitores.
Elaborar e coordenar os planos de estágio para os atuais monitores.
Elaborar e manter atualizados os planos de evacuação e o manual de procedimentos.
Zelar pela prudente utilização dos equipamentos e pela boa conservação das instalações.
Ser leal e correto no relacionamento com todos os outros intervenientes no campo de férias ou nas atividades.
Manter permanentemente disponível e garantir o acesso das entidades fiscalizadoras à informação referida na legislação em vigor.
Garantir o cumprimento das normas de saúde, higiene e segurança.
Monitores e Pessoal Técnico
Direitos
Ser informado e instruído sobre tudo o que seja pertinente para o desempenho da sua atividade.
Frequentar estágios de formação, ministrados pela entidade organizadora, tendentes a enriquecer os seus conhecimentos, na área específica do trabalho desenvolvido na Herdade.
Alojamento e alimentação, por inteiro, nos dias em que se encontra ao serviço na Herdade.
DeveresCumprir com as diretivas e regulamentos emanados quer da Direção, quer do Coordenador, nomeadamente o presente regulamento e o manual de procedimentos.
Ser leal e correto no relacionamento com todos os intervenientes no campo de férias ou nas atividades.
Coadjuvar o Coordenador na organização das atividades do campo de férias e executar as suas instruções.
Acompanhar os participantes durante as atividades, prestando-lhes todo o apoio e auxílio de que necessitem.
Verificar a adequação e as condições de segurança dos materiais a utilizar pelos participantes, bem como zelar pela manutenção dessas condições.
Participantes
Direitos
Ser-lhes facultada, por escrito, informação detalhada acerca da organização do campo de férias.
A informação acima referida, contem:A identificação da Entidade Organizadora e meios de contacto;
Projeto Pedagógico e de Animação;
Regulamento interno;
Cronograma das atividades de campo de férias;
O seguro
O local da realização do campo de férias;
O número de registo da Entidade.
Alimentação 5 refeições diárias (pequeno-almoço, almoço, lanche, jantar e ceia).
Participar em todas as atividades, de acordo com o tema escolhido.
Usufruir das instalações e das atividades em boas condições de segurança e higiene.
Contactar com os Pais, familiares e/ou encarregados de educação, no horário estabelecido pelo campo.
Apresentar sugestões e queixas aos monitores e/ou Coordenador.
A que os dados individuais constantes da ficha de inscrição e outros comunicados em função de situação particular sejam, em termos de sigilo e confidencialidade, trados de acordo com a lei vigente, não sendo fornecidos a terceiros, sem autorização prévia daqueles.
Deveres
Cumprir com as diretivas do Coordenador, monitores e com o presente regulamento.
Ser correto e leal no relacionamento com todos os intervenientes no campo de férias Diretor, Coordenador, monitores e restante pessoal técnico e com os outros participantes.
Ser correto na utilização das instalações, materiais, equipamento e espaços do campo de férias.
Cumprir com os horários e participar nas atividades.
Seguros
Para além do seguro de responsabilidade civil, o CEAAS garante o seguro de atividades a todos os participantes, exceto quando são portadores de seguro escolar ou outro que assegure a cobertura dos riscos das atividades, e o seguro de trabalho ao Coordenador e aos monitores.
?
?
Perguntas frequentes
-
Sim. Desde que existam vagas, não há limite para o número de semanas em que pode participar.
-
Em caso de restrições ou alergias alimentares, deverá informar a nossa equipa no ato da marcação, para que possamos adequar as suas refeições, pelo que não é necessário trazer de casa.
-
Se toma medicamentos regularmente (ou em SOS), informe a nossa equipa do seu plano terapêutico. Os medicamentos são guardados pelos monitores responsáveis por cada família e a sua toma é assegurada pelos mesmos.
-
Sim, no final de cada semana temos à vossa disposição inúmeras recordações que podem levar para casa. Temos as fotografias das atividades (entregues numa pen), t-shirts e sweatshirts, pulseiras e muito mais…!
?
?
Protocolos e Parcerias
Se tiver alguma questão ou se pretender obter esclarecimentos sobre os nossos protocolos e parcerias, por favor contacte o nosso escritório e responder-lhe-emos o mais brevemente possível.