Bem vindo à Herdade das Parchanas! Aqui, pode ver e conhecer um bocadinho sobre a nossa Herdade, que proporciona experiências absolutamente memoráveis, para crianças entre os 6 e os 17 anos de idade e adultos (em regime de Teambuilding).

Os dias e as semanas aqui passadas são repletos de alegria, aventuras, novas amizades e muitas memórias inesquecíveis!

As Parchanas e Como Tudo Começou…

    Foi em 1989 que demos os primeiros passos para nos tornarmos o que somos hoje, uma segunda casa para tantos jovens.

  Inicialmente, o funcionamento do Centro de Estudos Ambientais de Alcácer do Sal era baseado na aprendizagem sobre a natureza e o ambiente. No nosso primeiro ano, realizavam-se apenas visitas de estudo para escolas, com o objetivo de os alunos aprenderem sobre a Nidificação das Cegonhas, através da observação direta destes animais no seu habitat natural, de vídeos explicativos e de aulas.

   No ano seguinte introduzimos outras temáticas, também relacionadas com a natureza e o ambiente, de forma a proporcionarmos momentos divertidos para os alunos adquirirem e consolidarem diversos conhecimentos.

   Destes temas faziam parte atividades como: a Apanha da Azeitona e o processo de fazer Azeite, a elaboração de herbários, de canas de pesca e de perfumes através de plantas, a observação de sereves vivos e animais existentes no espaço, bem como o contacto e a alimentação dos nossos animais.

   Nos anos seguintes demos início a outros programas com outras temáticas e atividades, sempre de uma forma cativante e divertida, o que nos permitiu inaugurar as tão esperadas Viagens de Finalista para as escolas. À medida que os anos passaram, fomos crescendo e foi possível iniciarmos o programa das Colónias de Férias.

Mais Sobre A Nossa Herdade

   Localizada nas margens do Rio Sado e inserida na Reserva Natural do Estuário do Sado, numa zona típica de ecossistema ribeirinho não poluído, a Herdade explora, de uma forma racional, atividades agrícolas e florestais.

     À sua volta, existem cerca de 50 hectares de regadio nos quais se cultiva o arroz.

      A vegetação, que constitui a inigualável paisagem alentejana, é composta por montados de sobro, olivais, campos cultivados, matos, estevais e zonas ripícolas, um habitat tipicamente mediterrânico, que faculta distintos ecossistemas que servem de “casa” para diversas espécies de animais, destacando-se as cegonhas, a pega-azul, garças reais, os javalis e as lontras.

   A Herdade dispõe de cinco Camaratas, um Refeitório, um Salão de Jogos, Sala para Projeção de Filmes e Apresentações, Casas de Banho (com duches), Sala para Projeção de Filmes e Apresentações, Piscina, Picadeiro, Cavalariça, Parque de Animais, Horta, Laboratório, Campos de Jogos (Bootcamp, Paintball, Tiro com Arco, Voleibol de Praia, Beach Tenis e Tag Rugby), Torre de Escalada, Carpintaria, Oficina.

Regulamento

Generalidades e Regras

  • O CEAAS tem como principal atividade as colónias de férias, que decorrem no Natal, na Páscoa e no Verão.

  • As colónias de férias são constituídas por vários campos, cada um com a duração de uma semana. Iniciam-se no domingo, pelas 17h00 e terminam no sábado seguinte, pelas 12h00.

  • Um participante pode inscrever-se em mais do que um campo.

  • A idade dos participantes situa-se entre os 6 e os 17 anos.

  • Em cada campo de férias existirá, pelo menos, o coordenador, 1 monitor por cada 6 participantes (nos casos em que a idade seja inferior a 10 anos) e 1 monitor por cada 10 participantes em que a idade esteja compreendida entre os 10 e os 17 anos.

  • Durante a noite dormirá, pelo menos, 1 monitor por camarata, seguindo o princípio de ser uma monitora na camarata das raparigas e um monitor na camarata dos rapazes. Os restantes monitores pernoitam na casa dos monitores.

  • O transporte das crianças e jovens até à herdade e de regresso a casa é da responsabilidade dos pais ou Encarregados de Educação.

  • O número mínimo de participantes por semana e campo de férias será de 20, sendo a lotação máxima de 110 participantes.

  • Ainda no âmbito do projeto pedagógico e de animação, o CEAAS organiza atividades de âmbito cultural, desportivo ou meramente lúdico, de um ou mais dias, com Escolas, Colégios, Associações, Instituições, Empresas e particulares.

  • Todas as atividades são acompanhadas por monitores especializados na área de desenvolvimento dessa atividade.

  • Quando as atividades são com escolas, de um dia ou em acampamento de dois ou mais dias, a responsabilidade de vigilância é repartida entre os Professores e o pessoal técnico das Parchanas, sendo a execução das atividades da total responsabilidade destes últimos.

  • Nas colónias de férias e nas atividades com empresas ou com particulares, toda a responsabilidade cabe ao pessoal técnico das Parchanas.

  • Os objetos de valor (telemóveis, dinheiro ou outros), devem ficar guardados. A Direção não se responsabiliza por objetos de valor extraviados.

  • O período definido para receber ou fazer telefonemas é na hora de almoço, entre as 13:00h e as 14:00h.

  • É expressamente proibido levar para o campo bebidas alcoólicas, e estupefacientes.

  • Apenas são autorizados medicamentos receitados pelo médico. Estes devem ser entregues ao coordenador no ato da receção do participante, com a caixa original, onde deve constar para além da identificação, o horário das tomas.

  • Durante a estadia dos participantes não serão autorizadas visitas, exceto em casos devidamente justificados.

  • Os participantes que frequentam mais do que um campo podem ser visitados e/ou levados a sair com os Pais ou Encarregados de Educação, durante o fim-de-semana. Esta saída pode ter a duração de uma refeição, de um dia ou de todo o fim-de-semana. Neste caso, o CEAAS deve ser avisado no ato da receção do participante.

Inscrições, Pagamentos e Desistências

  • A inscrição é formalizada através do preenchimento da respetiva ficha.

  • O pagamento pode ser efetuado na totalidade no ato da inscrição ou 50% na inscrição e os restantes 50% no dia de início do campo de férias.

  • O pagamento pode ser efetuado em dinheiro, cheque ou por transferência bancária.

  • As desistências comunicadas até 2 semanas antes do início do campo de férias para o qual está inscrito dão direito ao reembolso da totalidade do valor já pago. Após este período, não se efetuam devoluções.

  • As sinalizações efetuadas por escolas, após confirmação da marcação, não dão direito a devolução.

Âmbito

Este regulamento aplica-se a todos os intervenientes nas atividades organizadas pelo CEAAS, ou seja:

  • Entidade organizadora (Direção), Coordenador, Monitores, Professores, Pais, Encarregados de Educação e Participantes.

Organização

Direção

Da Direção dependem diretamente os serviços administrativos e financeiros.
Compete ainda à Direção providenciar todo o apoio administrativo/logístico e de manutenção, necessário ao bom funcionamento do CEAAS.
Implementar e manter atualizados os contratos com as empresas responsáveis pelo HACCP e pela Higiene e Segurança no Trabalho, de acordo com a legislação em vigor.

Coordenador

O Coordenador é responsável pelo funcionamento do campo de férias, cabendo-lhe a superintendência técnica, pedagógica e administrativa das atividades do campo.

Monitores

Compete aos monitores acompanhar os participantes durante a execução das atividades do campo, de acordo com o previsto no cronograma de atividades e segundo as diretivas do Coordenador.

Alimentação

Ao pessoal da alimentação compete elaborar a lista de géneros a adquirir, recebe-los, conferi-los, confecioná-los e distribuí-los, da forma mais adequada e segundo o plano de ementas. Compete-lhes ainda manter uma rigorosa higiene e rigor em todo o espaço destinado ao armazenamento e confeção dos alimentos.

Serviços Gerais

Compete a limpeza e manutenção do espaço que lhes está distribuído.

 

Direitos e Deveres

Direção | Entidade Organizadora

Direitos

  1. Como principal interlocutora com o Pais e Encarregados de Educação dos participantes, reserva-se ao direito de aceitar ou recusar inscrições.

  2. Cancelar, por motivos de força maior, um ou mais campos de férias.

  3. Excluir o participante que, pelo seu comportamento e atitudes, ponha em causa o bom funcionamento do campo, a segurança e/ou a integridade física ou psíquica de algum dos intervenientes do campo.

  4. Ser devida e lealmente assessorada pelo Coordenador, monitores e restante pessoal de apoio.

    Deveres

  5. Cumprir com a legislação em vigor.

  6. Possuir e facultar, dentro da legislação em vigor, o livro de reclamações.

  7. Assegurar que o campo de férias cumpra todos os requisitos da legislação em vigor, assim como o cabal cumprimento deste regulamento.

  8. Garantir, no que respeita às instalações, o cumprimento das normas de higiene e segurança.

  9. Garantir os meios necessários ao bom funcionamento do campo.

  10. Facultar ao Coordenador os dados e os meios necessários à organização do campo.

  11. Ser leal e correto no relacionamento com todos os intervenientes no campo de férias ou nas atividades.

  12. Facultar o acesso das instalações às Entidades que superintendem nas diversas áreas IPJ e ASAE bem como a respetiva documentação.

Coordenador

Direitos

  1. Ter acesso a todos os dados e informação relevante para o desempenho das suas funções.

  2. Ter todo o apoio, da parte da Direção, em condições e material, de modo a garantir a correta montagem, execução e segurança das atividades.

  3. Alojamento e alimentação, por inteiro, nos dias em que se encontra ao serviço na Herdade.

    Deveres

  4. Cumprir com a legislação em vigor, com as diretivas da Direção e com o presente regulamento.

  5. Elaborar, mandar executar e controlar o cronograma das atividades de campo, de acordo com o projeto pedagógico e de animação.

  6. Coordenar a ação do corpo técnico.

  7. Elaborar e coordenar os planos de curso para os novos monitores.

  8. Elaborar e coordenar os planos de estágio para os atuais monitores.

  9. Elaborar e manter atualizados os planos de evacuação e o manual de procedimentos.

  10. Zelar pela prudente utilização dos equipamentos e pela boa conservação das instalações.

  11. Ser leal e correto no relacionamento com todos os outros intervenientes no campo de férias ou nas atividades.

  12. Manter permanentemente disponível e garantir o acesso das entidades fiscalizadoras à informação referida na legislação em vigor.

  13. Garantir o cumprimento das normas de saúde, higiene e segurança.

Monitores e Pessoal Técnico

Direitos

  1. Ser informado e instruído sobre tudo o que seja pertinente para o desempenho da sua atividade.

  2. Frequentar estágios de formação, ministrados pela entidade organizadora, tendentes a enriquecer os seus conhecimentos, na área específica do trabalho desenvolvido na Herdade.

  3. Alojamento e alimentação, por inteiro, nos dias em que se encontra ao serviço na Herdade.

    Deveres

  4. Cumprir com as diretivas e regulamentos emanados quer da Direção, quer do Coordenador, nomeadamente o presente regulamento e o manual de procedimentos.

  5. Ser leal e correto no relacionamento com todos os intervenientes no campo de férias ou nas atividades.

  6. Coadjuvar o Coordenador na organização das atividades do campo de férias e executar as suas instruções.

  7. Acompanhar os participantes durante as atividades, prestando-lhes todo o apoio e auxílio de que necessitem.

  8. Verificar a adequação e as condições de segurança dos materiais a utilizar pelos participantes, bem como zelar pela manutenção dessas condições.

Participantes

Direitos

  1. Ser-lhes facultada, por escrito, informação detalhada acerca da organização do campo de férias.

    A informação acima referida, contem:

    A identificação da Entidade Organizadora e meios de contacto;

    Projeto Pedagógico e de Animação;

    Regulamento interno;

    Cronograma das atividades de campo de férias;

    O seguro

    O local da realização do campo de férias;

    O número de registo da Entidade.

  2. Alimentação 5 refeições diárias (pequeno-almoço, almoço, lanche, jantar e ceia).

  3. Participar em todas as atividades, de acordo com o tema escolhido.

  4. Usufruir das instalações e das atividades em boas condições de segurança e higiene.

  5. Contactar com os Pais, familiares e/ou encarregados de educação, no horário estabelecido pelo campo.

  6. Apresentar sugestões e queixas aos monitores e/ou Coordenador.

  7. A que os dados individuais constantes da ficha de inscrição e outros comunicados em função de situação particular sejam, em termos de sigilo e confidencialidade, trados de acordo com a lei vigente, não sendo fornecidos a terceiros, sem autorização prévia daqueles.

Deveres

  1. Cumprir com as diretivas do Coordenador, monitores e com o presente regulamento.

  2. Ser correto e leal no relacionamento com todos os intervenientes no campo de férias Diretor, Coordenador, monitores e restante pessoal técnico e com os outros participantes.

  3. Ser correto na utilização das instalações, materiais, equipamento e espaços do campo de férias.

  4. Cumprir com os horários e participar nas atividades.

Seguros

Para além do seguro de responsabilidade civil, o CEAAS garante o seguro de atividades a todos os participantes, exceto quando são portadores de seguro escolar ou outro que assegure a cobertura dos riscos das atividades, e o seguro de trabalho ao Coordenador e aos monitores.

?

?

 Perguntas frequentes

  • Sim. Desde que existam vagas, não há limite para o número de semanas em que pode participar.

  • Em caso de restrições ou alergias alimentares, deverá informar a nossa equipa no ato da marcação, para que possamos adequar as suas refeições, pelo que não é necessário trazer de casa.

  • Se toma medicamentos regularmente (ou em SOS), informe a nossa equipa do seu plano terapêutico. Os medicamentos são guardados pelos monitores responsáveis por cada família e a sua toma é assegurada pelos mesmos.

  • Sim, no final de cada semana temos à vossa disposição inúmeras recordações que podem levar para casa. Temos as fotografias das atividades (entregues numa pen), t-shirts e sweatshirts, pulseiras e muito mais…!

?

?

Protocolos e Parcerias

Se tiver alguma questão ou se pretender obter esclarecimentos sobre os nossos protocolos e parcerias, por favor contacte o nosso escritório e responder-lhe-emos o mais brevemente possível.